EFICIÊNCIA: Silvio Fávero defende aplicação de normativa federal da FUNAI para desburocratizar processos ambientais

Silvio Fávero trabalha para trazer mais segurança jurídica aos povos indígenas, aos nãos indígenas e às comunidades em geral.
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on print

Silvio Fávero trabalha para trazer mais segurança jurídica aos povos indígenas, aos nãos indígenas e às comunidades em geral.

Em reunião com o presidente da Fundação Nacional do Índio (FUNAI), Marcelo da Silva, o deputado estadual Silvio Fávero intensificou a articulação de medidas, na esfera estadual, para trazer mais segurança jurídica aos povos indígenas, aos nãos indígenas e às comunidades em geral, com foco no desenvolvimento sustentável.

Para tanto, Fávero defende a aplicação da Instrução Normativa Federal n°09/2020, de autoria da FUNAI, pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), como forma de reduzir a burocracia nas tratativas processuais, sem deixar de cumprir com os requisitos legais.

Por meio da indicação nº 1805/2020 direcionada ao governador Mauro Mendes, Fávero cita como exemplo o pedido dos Produtores Rurais Unidos de Brasnorte – APRUB, do município de Brasnorte, representados pelo produtor rural Norberto de Paula Kovaleski Junior, prejudicados pelos moldes do atual Sistema de Gestão Fundiária (Sigef), que bloqueia a emissão de CAR’s, APF’s e demais processos, devido seu atual formato burocrático.

“Nossa reivindicação é para que o Governo do Estado siga as normativas federais estabelecidas na Instrução Normativa n°09 da FUNAI, a qual estabelece que, para as terras indígenas serem consideradas homologadas, a demarcação deve ser oficializada por meio de Decreto Presidencial”, oficializou Silvio Fávero.

SUBSTITUTIVO LEGAL

Paralela a esta articulação direta junto à SEMA, tramita na Assembleia Legislativa de Mato Grosso, o substitutivo integral ao Projeto de Lei Complementar Nº 17/2020, de autoria de lideranças partidárias, sob a coordenação de Silvio Fávero, que visa dar mais efetividade às políticas florestais do Estado.

Atualmente na comissão de Meio Ambiente, o substitutivo disciplina o Cadastro Ambiental Rural – CAR, a Regularização Ambiental dos Imóveis Rurais e o Licenciamento Ambiental das atividades poluidoras ou utilizadoras de recursos naturais, entre outras providências consideradas favoráveis para maior celeridade e legitimidade aos processos ambientais.

MOÇÃO DE APLAUSOS

Silvio Fávero aproveitou a reunião de trabalho com o presidente da FUNAI, para homenageá-lo com a entrega de moção de congratulações e aplausos “pelo grande trabalho que vem desenvolvendo para todo país, com impactos positivos para o Estado de Mato Grosso”, destacou o parlamentar.

Assessoria

Assessoria de Imprensa

Assessoria de Imprensa

Deixe o seu comentário