SAÚDE FEMININA: Silvio Fávero propõe distribuição gratuita de absorventes na rede pública de ensino

Aprovado em segunda votação, Projeto de Lei nº 1273/19 segue para sanção do governador
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on print

De autoria do deputado estadual Silvio Fávero, o Projeto de Lei nº 1273/19, que dispõe sobre o programa de fornecimento de absorventes higiênicos nas instituições de ensino publicas no âmbito do Estado de Mato Grosso, foi aprovado em segunda votação na sessão plenária desta quarta-feira, 17.

Agora, o Projeto de Lei aguarda a sanção do Governo do Estado. Se aprovada, esta passará a ser a 16ª Lei emplacada por Silvio Fávero na Casa de Leis.

O projeto visa assegurar o fornecimento de absorventes higiênicos para estudantes do sexo feminino, visando prevenir doenças e seus riscos que outras maneiras utilizadas para conter o fluxo menstrual possam vir a ocasionar, e principalmente a evasão escolar.

“Sabe-se que muitas alunas deixam de frequentar as escolas durante o período menstrual por vergonha e até mesmo não conseguir adquirir o absorvente, inclusive pela falta de recursos para a aquisição de produtos de higiene necessários ao período da menstruação feminina”, justifica Fávero na proposta.

Reduzir faltas em dias letivos de educandas durante o período menstrual é o foco maior deste projeto. “Por decorrência do período menstrual e a carência em conseguir adquirar os absorventes, as alunas faltam nessa época e, para evitar prejuízos à aprendizagem e ao rendimento escolar, acredito que a distribuição se torna extremamente necessária”, frisou o deputado.

Para a organização e manutenção do Programa de que trata esta Lei, o Poder Executivo Estadual poderá dispor de recursos ordinários e vinculados, programados em seu orçamento anual, além de recursos de outras fontes. O Projeto aguarda agora a apreciação do governador do Estado e a sua sanção.

Assessoria

Assessoria de Imprensa

Assessoria de Imprensa

Deixe o seu comentário