CAUSA NOBRE: Silvio Fávero e Janaina Riva defendem rápida tramitação de PL que isenta ICMS de tratamento para AME

O Projeto de Lei nº 146/2020, de autoria do Poder Executivo Estadual, já está na Casa de Leis.
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on print
Foto: ALMT

O deputado Silvio Fávero está se articulando na Assembleia Legislativa, juntamente com a deputada Janaina Riva a favor da aprovação do Projeto de Lei nº 146/2020, que trata da isenção do ICMS (imposto sobre operações relativas à circulação de mercadorias e sobre prestações de serviços de transporte interestadual, intermunicipal e de comunicação) do medicamento Zolgensma. Essa medicação é considerada a mais avançada e eficaz para o tratamento da Atrofia Muscular Espinhal (AME). O medicamento é de dosagem única e indicado para crianças de até dois anos de idade.

Somente para entrar no país, o custo da taxa do ICMS do medicamento gira em torno de R$ 1 milhão pela dosagem necessária para cada paciente, inviabilizando totalmente o tratamento daqueles que necessitam, como do caso do menino Enzo Gabriel. Os pais do garotinho, que é portador da AME, criaram um perfil no Instagram para compartilhar a história e a rotina do menino, visando principalmente pedir ajuda para conseguir o medicamento. Enzo tem 1 ano e 8 meses de idade.

A rotina é pesada e dolorosa, com terapias e aspirações frequentes. Mas a batalha maior ainda pelo fato de o pequeno Enzo só ter mais quatro meses de esperança para conseguir o tratamento, pois ele é indicado apenas para crianças até dois anos de idade.

“Estamos com pedido judicial para a União fornecer o medicamento para ele e essa isenção é muito importante, já que o valor da medicação sendo de $ 2,125 milhões de dólares hoje está passando de 12 milhões de reais, seria mais de 1 milhão no ICMS”, justificou Jessica Magalhães, mãe do pequeno.

Para somar forças, Silvio se uniu a deputada Janaína Riva na luta pela célere aprovação do PL.

“Estamos na luta para que esse Projeto de Lei seja aprovado o mais rápido possível e que possa ajudar a salvar vidas, como a deste anjinho e de outras crianças que precisam desse medicamento e poder ter a chance de ter uma vida melhor”, reforçou o parlamentar.

Assessoria

Assessoria de Imprensa

Assessoria de Imprensa

Deixe o seu comentário